Como fortalecer o seu sistema imunitário
O sistema imunitário, também conhecido por sistema imunológico, é composto por um conjunto de células, tecidos e órgãos. A sua missão é simples: promover o equilíbrio do organismo, assim como combater contra invasores estranhos ou perigosos, nomeadamente bactérias, germes, fungos, parasitas, fungos, células cancerígenas, incluindo pólen e moléculas de determinados alimentos.
Deste modo, o sistema imunológico é responsável na distinção de elementos pertencentes ao corpo e quais os estranhos. Ou seja, as moléculas estranhas ao nosso organismo classificam-se como antigénios e são os desencadeadores de uma resposta de defesa ou a chamada resposta imunológica. A seguir, as defesas são mobilizadas e devem atacar o invasor para controlar a infeção.
Para tal, o sistema imunitário conta com a presença de um arsenal não só de ataque e defesa, bem como de resposta aos corpos estranhos, entre os quais:
- Glóbulos brancos ou leucócitos, que percorrem a corrente sanguínea, são células primordiais no duelo contra as infeções e outras agressões no organismo. Existem cinco categorias de leucócitos:
– Granulócitos: neutrófilos, eosinófilos e basófilos;
– Agranulócitos: linfócitos e monócitos. - Moléculas: as citocinas, proteínas ou anticorpos de complemento no plasma sanguíneo que provocam a inflamação. Este tipo de inflamação ajusta-se, com o objetivo de criar um acesso mais fácil à zona infetada, de forma que os elementos de “ataque” do sistema imunitário possam conter essa mesma infeção.
- Barreiras físicas: tal como a pele, a córnea dos olhos ou as membranas que protegem os aparelhos digestivo, respiratório, urinário e reprodutor.
- Órgãos linfóides primários: medula óssea, em que são produzidos os glóbulos brancos, e timo, onde as células T (linfócitos) multiplicam-se e aprendem a identificar os invasores.
- Órgãos linfóides secundários: como linfonodos, amígdalas, o baço, apêndice e placas de Peyer no intestino delgado. São uma espécie de “armadilhas” que retêm os “invasores” em zonas estratégicas do organismo.
Como reforçar o sistema imunológico?
A resposta é fácil. Os especialistas recomendam uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas (A, B6, B12, C e D) e minerais (ferro, zinco, selénio), aliada a um estilo de vida saudável: exercício físico, sono adequado, redução do stress. Manter o sistema imunitário forte e reforçado significa também proteger o nosso corpo das agressões do exterior, principalmente em épocas mais suscetíveis para o aparecimento de gripes e constipações.
Importa, contudo, sublinhar que apesar de estes fatores desempenharam um papel fundamental no reforço do sistema imunológico, não são os únicos protetores para a redução de riscos. Existem produtos que não podem ficar de fora, tais como os suplementos alimentares da marca Fitozen. Desde conseguir obter uma maior imunidade e energia, os princípios ativos da Fitozen são parte integrante das melhores fórmulas de suplementação que pode adquirir no mercado
O nosso suplemento Promazen, por exemplo, é produzido com Beta-sitosterol que para além de melhorar o bom funcionamento do sistema imunológico:
– Melhora a saúde na próstata, mama, útero e ovários;
– Aumenta a libido, contribuindo para o aumento da atividade sexual ;
– Ajuda a combater o colesterol;
– Ajuda a evitar inflamações
– Entre outros
Este suplemento alimentar está à distância de um clique no nosso site.