Envelhecimento saudável
Nascemos, crescemos e, naturalmente, envelhecemos. É um fenómeno inevitável e inerente a todos os seres vivos. Cada um com ritmos diferentes.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e com mais de 60 anos de idade em países em desenvolvimento são consideradas idosas. A dimensão de pessoas acima dos 60 anos está a aumentar rapidamente em Portugal.
O processo natural de envelhecimento acarreta um conjunto de alterações no organismo, a nível físico, biológico e psicológico, que por vezes, podem ter repercussões negativas na funcionalidade e vulnerabilidade dos mais idosos.
No entanto, não devemos considerar que envelhecer é sinónimo de adoecimento, mas é verdade que a probabilidade de adoecer aumenta consoante a idade. Este facto é devido às mudanças ditas normais, mas que tornam a pessoa idosa mais vulnerável à doença do que uma pessoa jovem.
Neste contexto, temos de aprender e avaliar as verdadeiras causas do envelhecimento:
Oxidação: grande parte do oxigénio que inalamos promove a produção de energia ao organismo. Todavia, uma pequena percentagem desse oxigénio acaba por criar radicais livres, que por sua vez, afetam os tecidos e os órgãos do nosso sistema.
Telómeros: conhecidos também como o relógio molecular do corpo humano. São pequenas estruturas constituídas por ADN e proteínas que protegem as pontas dos cromossomas. Sempre que ocorre uma divisão celular, os telómeros diminuem, as células envelhecem e o ser humano fica mais exposto a diversas doenças.
Mitocôndrias: são importantes no organismo, pois absorvem nutrientes, decompõem-nos e produzem moléculas ricas em energia para a célula. A sua função é vital, se estiverem desgastadas poderá ocorrer uma morte celular.
Descubra o nosso produto – Zen-it
Nas idades mais avançadas, verificam-se vários fatores, nomeadamente a redução do apetite, a digestão mais lenta, a disfagia, que provoca dificuldade em engolir, e problemas dentários, são algumas das consequências que têm impacto no consumo alimentar, na ingestão de mais nutrientes, proteínas, vitaminas e minerais.
De forma a evitar a perda involuntária de peso e de massa muscular nos idosos, os médicos e nutricionistas prescrevem uma suplementação diária. Neste caso, recomendamos o Zen-it, um suplemento alimentar 100% natural e não hormonal, da nossa marca.
Dos antioxidantes destacam-se a L-carnosina, Proantocianidinas, Ácido Alfa Lipóico que auxiliam no combate aos danos que os radicais livres podem causar às células do organismo humano. Além disso, a Carnosina também ajuda no anti-envelhecimento, atuando no desenvolvimento dos músculos, no cérebro, no fígado, no coração e nos rins.
Já a Acetil-L-carnitina promove o aumento da energia celular, estimulando assim a captação de acetil CoA nas mitocôndrias ao longo da oxidação dos ácidos gordos. Esta característica proporciona um melhoramento nas funções cognitivas, na concentração e na memória. Deste modo, a maior energia celular, em conjunto com a atividade antioxidante e de manutenção das membranas da acetil-L-carnitina, previne a morte dos neurónios.
A ingestão de zinco contribui ainda para uma normal função cognitiva, para a manutenção de ossos, cabelo, pele, unhas, visão normais e para uma fertilidade e reprodução normal.
Deste modo, a longevidade saudável está intrinsecamente associada a um comportamento preventivo, ativo e autónomo.